Lagarto - Aranha - Conexão Bio

Latest

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Lagarto - Aranha



O agama é um dos vários lagartos pequenos de cauda longa e insectívoros. O gênero é composto de pelo menos 31 espécies em toda África.

Uma das espécies mais conhecidas é o agama-de-cabeça-vermelha (Agama agama), comum na África. Em Moçambique é chamado de gala-gala. O seu habitat original é a savana, mas hoje ele também vive dentro de aldeias e cidades.

Os agamas formam grupos de dez a vinte indivíduos. O líder é um macho mais idoso, enquanto as fêmeas e os machos jovens constituem os outros membros do grupo. A sua cor é marrom escura durante a noite, mas depois da alvorada as cores do macho dominante modificam-se: o corpo fica azul claro, a cabeça e a cauda ficam laranja brilhante. Essas cores podem alterar-se dependendo do humor do macho dominante.

Quando lutam, os agamas sibilam e tentam atingir a cabeça do adversário com a cauda. Estes golpes podem ser muito violentos e frequentemente resultam em hematomas ou maxilares partidos.

O seu comportamento de alarme consiste num oscilar da cabeça, levantando-a duas vezes seguidas. Tendo a cabeça uma cor viva, este movimento torna-se muito notável.

As fêmeas do grupo são inteiramente castanhas. Frequentemente existe uma fêmea, mais altamente posicionada na hierarquia do grupo, que permanece perto do macho e mantém as outras afastadas.

Um comentário:

  1. Estou lhe presenteando com mais um selo, passe lá no meu blog (htt://diogobiotech.blogspot.com) pra pegar, espero que goste, pois seu blog é merecedor.

    ResponderExcluir