5 dicas para celebrar o Dia Mundial da Terra - Conexão Bio

Latest

sábado, 22 de abril de 2017

5 dicas para celebrar o Dia Mundial da Terra


No dia 22 de abril celebramos o Dia Mundial da Terra. A data é uma ótima oportunidade para refletir junto com os filhos sobre a educação ambiental, bem como outras ações que podemos colocar em prática para preservar o nosso planeta. 
Como o objetivo do Dia da Terra é incentivar valores ecologicamente corretos, listamos 5 dicas para celebrar o evento com atividades que, além de divertir, ensinam sobre ecologia e o meio ambiente.

1) Celebre o Dia da Terra plantando uma árvore
A árvore é um elemento simbólico do Dia da Terra. As plantas têm um papel fundamental para o meio ambiente, pois são capazes de reter dióxido de carbono, diminuir a poluição do ar, além de nos oferecer alimentos e sombra.

Que tal escolher um cantinho do jardim da casa, condomínio ou praça para plantar uma mudinha? Já pensou que legal ter um pé de fruta que você mesmo plantou?

Aproveite também para falar sobre ecologia com o seu filho. Use a árvore como exemplo para refletir sobre o Dia da Terra, tocando em assuntos como conservação das florestas e a importância de semear e repor aquilo que retiramos da natureza.

Plantar uma árvore no Dia da Terra pode ser uma experiência e tanto para o seu filho, uma lembrança que certamente vai ficar na memória e alegrar o seu jardim.

2) No Dia da Terra, aprecie a natureza
Organizar atividades do Dia da Terra é uma maneira de revelar um mundo novo de descobertas. Uma boa ideia é passar um fim de tarde na praça ou no parque para os pequenos observarem os pássaros, os insetos, as plantas e as flores em seu habitat natural.

A natureza oferece os melhores exemplos em tempo real. Por isso, durante o passeio procure explicar sobre a interdependência da flora e da fauna, e como os animais dependem do equilíbrio do meio ambiente para se reproduzir e sobreviver.

Por exemplo, no Dia Internacional da Terra, fale sobre a relação da abelha com as flores na feitura do mel, ou do papel das árvores na manutenção da biodiversidade do planeta. A ocasião é perfeita para complementar o aprendizado das crianças.

3) Dia da Terra: uma ação para conscientizar
Uma outra boa atividade para o Dia Mundial da Terra é organizar uma ação em prol do meio ambiente. Que tal reunir seus pequenos – e por que não os amiguinhos e os vizinhos também – para recolher o lixo de uma praça ou parque?

Além de conscientizar, essa atividade para o Dia da Terra permite despertar uma relação de respeito e harmonia com a natureza. Ao recolher o lixo de um espaço público, a criança também aprende que é preciso cuidar do meio ambiente como a nossa própria casa, e ao preservá-lo limpo, oferecemos as condições necessárias para o bem-estar de todos dos seres que nele habitam.

4) Uma horta para lembrar o Dia da Terra todos os dias
Já que um dos lemas do Dia Internacional da Terra é estimular atitudes ecologicamente corretas, que tal fazer uma hortinha? Acompanhar o crescimento das hortaliças e verduras ajudará a criança a observar a relação dos seres humanos com a natureza, bem como a presença vital dela em nossa alimentação.

Se não tiver espaço, faça uma pequena horta de apartamento com temperinhos, como hortelã e manjericão. Até mesmo plantar um grão de feijão no algodão pode ser uma oportunidade para aprender sobre ecologia e o papel fundamental das plantas em nossas vidas.

5) O Dia da Terra também é dia de brincar: brinquedos com recicláveis
 E claro, brincar é o melhor jeito de aprender. No Dia Mundial da Terra reúna os pequenos para criar brinquedos com materiais recicláveis. Embalagens de papelão, plástico, garrafas pet e tampinhas de refrigerante podem se transformar em brinquedos divertidos. Além de lúdica, essa atividade para fazer no Dia da Terra é perfeita para ensinar conceitos de reciclagem e reutilização de materiais.

Fonte: OMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário