Novas ideias - Conexão Bio

Latest

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Novas ideias



ESPREMEDOR DE NUVENS

Em Chugungo, uma vila que fica no Atacama no Chile, a água é tão rara que os moradores aprenderam como espremer a neblina das montanhas. Em locais altos, onde é mais frio, há redes de náilon em que a neblina se condensa formando gotas minúsculas. Essas gotinhas são levadas por um sistema de canos até a caixa-d'água da vila que recebe até 40 mil litros de água em um dia!

FÁBRICA DE ÁGUA

Para preservar a natureza, vale até reciclar a água do esgoto. Em Orange County, nos Estados Unidos, esse método já está sendo usado. O esgoto das casas segue para uma espécie de fábrica, onde passa por várias filtragens e recebe cloro.Depois, o material é colocado numa reserva subterrânea. Lá será filtrado pelas rochas e, em um ano, estará pronto para ser distribuído de novo na cidade.

OVO ECOLÓGICO

Usar a água da chuva é um jeito inteligente de preservar as reservas naturais. Pensando nisso, foi construído no Japão um estádio chamado Big Egg (o mesmo que Grande Ovo, em inglês).O¿teto é feito com um plástico resistente e que pode ser inflado ou desinflado a qualquer hora. Essa cobertura curva funciona como uma lona imensa e serve para coletar a água das chuvas. A água recolhida vai para um tanque no subsolo do estádio e é tratada e distribuída para os banheiros e para o sistema de combate a incêndios do ginásio.

GUARDA-CHUVA

Há um tipo de guarda-chuva, construído em algumas comunidades rurais da Índia, que guarda mesmo a água que cai dos céus! Ele parece uma xícara de cabeça para baixo e é feito de cal e cimento. No centro há uma abertura que dá para um poço subterrâneo, para onde a água desce.Lá dentro, uma rede de cordas e arame impede que pedaços de terra e sujeira contaminem o líquido. O tamanho de cada poço e da cobertura varia. Quando alguém precisa de água para fazer comida ou regar as plantações, desce um balde pela entrada, como se faz num poço.

BRINCADEIRA DO BEM

Em regiões da África do Sul, há períodos de seca e é preciso caminhar grandes distâncias para conseguir água. Algumas vilas acharam uma solução genial para o problema: instalaram gira-giras que bombeiam a água dos lençóis subterrâneos até grandes caixas, de onde saem canos que levam a água até uma torneira que é usada por todos.Além de facilitar a distribuição da água, a invenção é diversão garantida. Já existem 800 gira-giras como esses e cada um deles bombeia mais de mil litros de água por hora!

ÁGUA GELADINHA

Num povoado chamado Spiti, no Himalaia, a população desenvolve sua agricultura, apesar do frio e da seca. Isso graças a um sistema de calhas, que são canos abertos em cima e que carregam o gelo e a água de geleiras do alto das montanhas.
O gelo desce pelas calhas, vai derretendo e a água desemboca em tanques, de onde segue por canos para as torneiras das casas. Algumas dessas calhas foram feitas de pedras há séculos e têm até 10 quilômetros de extensão. A idéia funciona bem e há tanto tempo porque todos colaboram e dividem a água, economizando ao máximo.
XÔ, SEDE!

A ciência achou uma maneira de aproveitar a água do mar para se beber: é a dessalinização, usada no Oriente Médio e no norte da África. A água é colocada em reservatórios e aquecida, até a maior parte evaporar. O sal não evapora e fica nos reservatórios. O vapor passa por canos para outro ambiente e é resfriado até se transformar em água líquida.

FILTRO NATURAL

Em uma escola do Nepal, as crianças passavam um sufoco, pois não havia água nos banheiros. Isso mudou quando começaram a usar um filtro diferente.
Funciona assim: a água usada nas casas é levada por canos até uma plantação. O solo faz uma filtragem e a água escorre para um reservatório. O líquido não é puro o suficiente para beber, mas volta a um sistema de canos e é usado nos sanitários da escola.


Fonte: Planeta sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário