Porque a vida precisa de uma conexão.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Do Brasil para Moçambique

Projeto do Instituto Butantan prevê instalação de serpentário, criação de laboratório de artrópodes, treinamento de pessoal e desenvolvimento de soro.
O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, acaba de produzir os primeiros lotes de soro contra veneno de serpentes de Moçambique.
O objetivo é produzir soro para três gêneros de serpentes: Bitis (três espécies), a Naja (duas espécies) e Dendroaspis (mambas/duas espécies). Na primeira etapa, deverá ser produzido o soro para uso humano e eventualmente em animais de interesse econômico.
Todo soro produzido será doado ao governo de Moçambique, pois o país não dispõe de infra-estrutura para produção de soros antiofídicos, nem recursos para adquiri-lo no mercado privado. Como existem várias espécies de serpentes no país, o número de acidentados é alto, com ocorrência frequente de óbitos.
"Vamos construir um serpentário e colaborar na instalação de um laboratório de artrópodos no Museu de História Natural local, o que permitirá, além de novas pesquisas, uma apropriação pela comunidade local de conceitos científicos importantes", avalia Wilmar Dias da Silva.
A iniciativa conta ainda com o apoio de todo governo de Moçambique, em particular do Ministro de Ciência e Tecnologia, Laudemiro Francisco, do Ministério de Ciência e Tecnologia brasileiro e de todo corpo diplomático do Brasil na África.
Fonte: Scientific American Brasil


http://www2.uol.com.br/sciam
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Oi
    Estou dando ao Conexão Bio um o selo Seu Blog é Viciante. Para mais informações acesse:
    http://ikessauro.blogspot.com/2009/08/selo-blog-viciante.html

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Bom Dia!
    Parabéns pelo Blog!
    Gostei muito do conteúdo e até já coloquei seu banner lá Fauna do Cerrado. O meu banner não está muito bom, mas agradecerei muito se colocá-lo aqui também...

    Obrigada,

    Iliana Rosa

    ResponderExcluir

Nosso Twitter

Parceiros

Top Notícias

Copyright © Conexão Bio | Powered by Blogger Design by ronangelo | Blogger Template Mais Template